Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da utilização de atividades plugadas e desplugadas no desenvolvimento de habilidades de Pensamento Computacional e competências matemáticas no 6º Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa experimental com uma turma dessa etapa de ensino, a fim de verificar se as intervenções pedagógicas baseadas nessas atividades contribuíram para o desenvolvimento de habilidades matemáticas relacionadas à unidade temática “Números”, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Os resultados foram analisados a partir da comparação dos resultados obtidos nos pré e pós-testes aplicados. As atividades plugadas, mediadas por recursos tecnológicos, e as desplugadas, fundamentadas em materiais didáticos convencionais, foram integradas de forma a explorar conceitos da Ciência da Computação aliados aos conteúdos matemáticos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica quali-quantitativa, permitindo uma análise abrangente dos efeitos das intervenções. Os resultados destacaram que a utilização combinada dessas metodologias contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades investigadas. Além disso, ao aliar essas atividades as aulas de Matemática foi possível observar um maior engajamento dos alunos, um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico e envolvente, evidenciando o potencial das atividades para o ensino de Matemática.
Descrição:
OLIVEIRA, Fabricia da Silva. Pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 6◦ ano do ensino fundamental. 2025. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025.