UEPB - Repositório Digital

Pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 6◦ ano do ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Oliveira, Fabricia da Silva
dc.date.accessioned 2025-08-29T16:08:18Z
dc.date.available 2025-08-29T16:08:18Z
dc.date.issued 2025-05-27
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34665
dc.description OLIVEIRA, Fabricia da Silva. Pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 6◦ ano do ensino fundamental. 2025. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da utilização de atividades plugadas e desplugadas no desenvolvimento de habilidades de Pensamento Computacional e competências matemáticas no 6º Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa experimental com uma turma dessa etapa de ensino, a fim de verificar se as intervenções pedagógicas baseadas nessas atividades contribuíram para o desenvolvimento de habilidades matemáticas relacionadas à unidade temática “Números”, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Os resultados foram analisados a partir da comparação dos resultados obtidos nos pré e pós-testes aplicados. As atividades plugadas, mediadas por recursos tecnológicos, e as desplugadas, fundamentadas em materiais didáticos convencionais, foram integradas de forma a explorar conceitos da Ciência da Computação aliados aos conteúdos matemáticos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica quali-quantitativa, permitindo uma análise abrangente dos efeitos das intervenções. Os resultados destacaram que a utilização combinada dessas metodologias contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades investigadas. Além disso, ao aliar essas atividades as aulas de Matemática foi possível observar um maior engajamento dos alunos, um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico e envolvente, evidenciando o potencial das atividades para o ensino de Matemática. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientadora: Profa. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Pensamento computacional pt_BR
dc.subject Atividades plugadas pt_BR
dc.subject Atividades desplugadas pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 6◦ ano do ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta