dc.contributor.author |
Oliveira, Fabricia da Silva |
|
dc.date.accessioned |
2025-08-29T16:08:18Z |
|
dc.date.available |
2025-08-29T16:08:18Z |
|
dc.date.issued |
2025-05-27 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.7 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34665 |
|
dc.description |
OLIVEIRA, Fabricia da Silva. Pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 6◦ ano do ensino fundamental. 2025. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o impacto da utilização de atividades plugadas e desplugadas no desenvolvimento de habilidades de Pensamento Computacional e competências matemáticas no 6º Ano do Ensino Fundamental - Anos Finais. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa experimental com uma turma dessa etapa de ensino, a fim de verificar se as intervenções pedagógicas baseadas nessas atividades contribuíram para o desenvolvimento de habilidades matemáticas relacionadas à unidade temática “Números”, conforme estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como para o desenvolvimento do Pensamento Computacional. Os resultados foram analisados a partir da comparação dos resultados obtidos nos pré e pós-testes aplicados. As atividades plugadas, mediadas por recursos tecnológicos, e as desplugadas, fundamentadas em materiais didáticos convencionais, foram integradas de forma a explorar conceitos da Ciência da Computação aliados aos conteúdos matemáticos. A pesquisa adotou uma abordagem metodológica quali-quantitativa, permitindo uma análise abrangente dos efeitos das intervenções. Os resultados destacaram que a utilização combinada dessas metodologias contribuiu significativamente para o desenvolvimento das habilidades investigadas. Além disso, ao aliar essas atividades as aulas de Matemática foi possível observar um maior engajamento dos alunos, um ambiente de aprendizagem mais interativo, dinâmico e envolvente, evidenciando o potencial das atividades para o ensino de Matemática. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Profa. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Pensamento computacional |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades plugadas |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades desplugadas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.title |
Pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 6◦ ano do ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |