Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo investigar o impacto de atividades lúdicas, plugadas e desplugadas, no desenvolvimento de habilidades de Pensamento Computacional e no ensino de conteúdos matemáticos no 7◦ Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado um estudo experimental com uma turma dessa etapa de ensino, a partir da aplicação de uma sequência didática composta por 13 atividades lúdicas integradas aos quatro pilares do Pensamento Computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A intervenção ocorreu no âmbito do projeto de extensão “Pensamento Computacional e Matemática em Sala de Aula”, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba. A metodologia adotada foi de abordagem quali-quantitativa, envolvendo a aplicação de pré e pós-testes idênticos, registros observacionais e um questionário aplicado à docente responsável. Os dados obtidos indicaram avanços significativos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos abordados, especialmente os relacionados às operações básicas, à geometria e às sequências numéricas. Além disso, os alunos demonstraram maior engajamento, colaboração e desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. A análise dos resultados reforça o potencial das atividades lúdicas como recurso pedagógico inovador e eficaz para promover o Pensamento Computacional no ensino de Matemática, tornando o processo de aprendizagem mais interativo, significativo e contextualizado.
Descrição:
LOPES, Elsa dos Santos. Atividades lúdicas para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 7◦ Ano do Ensino Fundamental. 2025. 59f. Trabalho de
Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba,
Monteiro, 2025.