UEPB - Repositório Digital

Atividades lúdicas para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 7◦ ano do Ensino Fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Lopes, Elsa dos Santos
dc.date.accessioned 2025-08-29T16:24:12Z
dc.date.available 2025-08-29T16:24:12Z
dc.date.issued 2025-06-11
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34669
dc.description LOPES, Elsa dos Santos. Atividades lúdicas para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 7◦ Ano do Ensino Fundamental. 2025. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2025. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo investigar o impacto de atividades lúdicas, plugadas e desplugadas, no desenvolvimento de habilidades de Pensamento Computacional e no ensino de conteúdos matemáticos no 7◦ Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, foi realizado um estudo experimental com uma turma dessa etapa de ensino, a partir da aplicação de uma sequência didática composta por 13 atividades lúdicas integradas aos quatro pilares do Pensamento Computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. A intervenção ocorreu no âmbito do projeto de extensão “Pensamento Computacional e Matemática em Sala de Aula”, vinculado à Universidade Estadual da Paraíba. A metodologia adotada foi de abordagem quali-quantitativa, envolvendo a aplicação de pré e pós-testes idênticos, registros observacionais e um questionário aplicado à docente responsável. Os dados obtidos indicaram avanços significativos na aprendizagem dos conteúdos matemáticos abordados, especialmente os relacionados às operações básicas, à geometria e às sequências numéricas. Além disso, os alunos demonstraram maior engajamento, colaboração e desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas. A análise dos resultados reforça o potencial das atividades lúdicas como recurso pedagógico inovador e eficaz para promover o Pensamento Computacional no ensino de Matemática, tornando o processo de aprendizagem mais interativo, significativo e contextualizado. pt_BR
dc.description.sponsorship Prof. Dra. Ana Emília Victor Barbosa Coutinho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas pt_BR
dc.subject Pensamento computacional pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.title Atividades lúdicas para o desenvolvimento do pensamento computacional no ensino de matemática: um estudo com alunos do 7◦ ano do Ensino Fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta