Resumo:
Conforme as competências da BNCC, as tecnologias desempenham um papel crucial no
desenvolvimento dos estudantes como cidadãos críticos e independentes. De acordo com
Papert, a utilização de recursos tecnológicos proporciona aos estudantes a oportunidade
de se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio
lógico e investigativo enquanto lidam com problemas reais. O uso do software Tracker
no estudo de funções, associadas ao lançamento de projéteis, pode tornar o aprendizado
mais significativo, estimulando a investigação científica, em uma aprendizagem visual
e interdisciplinar, abrangendo a matemática, a física e a tecnologia. O objetivo deste
trabalho é propor o uso do Tracker por meio de uma oficina ou itinerário formativo,
com foco em uma abordagem de ensino ativo, na qual o professor atua como mediador
das análises realizadas pelos alunos. Para isso, exploramos uma das aplicações mais
clássicas dos movimentos parabólicos: as catapultas (ou trabucos), armas cuja história
é bem documentada. Esta é uma pesquisa aplicada que busca promover o estudo de um
conteúdo matemático de maneira prática e adota uma abordagem qualitativa baseada
nas interações e opiniões dos participantes. Além disso, possui um caráter exploratório ao
investigar uma proposta inovadora junto a um grupo de voluntários. Inicialmente foram
construídos pequenos modelos artesanais de catapultas/trabucos utilizando materiais
simples como palitos, elásticos e cordão. Lançamentos realizados foram registrados em
vídeo com a participação dos alunos e, em seguida, analisados com o software Tracker,
gerando os gráficos da trajetória parabólica e permitindo a observação em tempo real da
função quadrática associada aos lançamentos. A atividade foi desenvolvida com alunos
do ensino médio da escola EREM Edson Simões, do município de São José do Egito, PE.
Os alunos participaram ativamente, demonstrando interesse em cada etapa trabalhada.
Concluímos que o uso de ferramentas tecnológicas como o Tracker, aliado à construção
colaborativa de dispositivos com materiais simples em uma abordagem alinhada à cultura
Maker, pode favorecer não apenas a compreensão de conteúdos abstratos, mas também o
desenvolvimento de competências essenciais à formação dos estudantes.
Descrição:
FERREIRA, José Diego Santos. Uma proposta de oficina para o ensino de funções quadráticas envolvendo a construção de catapultas e o uso do software Tracker. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro 2025.