UEPB - Repositório Digital

Uma proposta de oficina para o ensino de funções quadráticas envolvendo a construção de catapultas e o uso do software Tracker

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Ferreira, José Diego Santos
dc.date.accessioned 2025-09-04T15:30:48Z
dc.date.available 2025-09-04T15:30:48Z
dc.date.issued 2025-06-05
dc.identifier.other CDD 372.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34706
dc.description FERREIRA, José Diego Santos. Uma proposta de oficina para o ensino de funções quadráticas envolvendo a construção de catapultas e o uso do software Tracker. 2025. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro 2025. pt_BR
dc.description.abstract Conforme as competências da BNCC, as tecnologias desempenham um papel crucial no desenvolvimento dos estudantes como cidadãos críticos e independentes. De acordo com Papert, a utilização de recursos tecnológicos proporciona aos estudantes a oportunidade de se envolverem ativamente no processo de aprendizagem, desenvolvendo o raciocínio lógico e investigativo enquanto lidam com problemas reais. O uso do software Tracker no estudo de funções, associadas ao lançamento de projéteis, pode tornar o aprendizado mais significativo, estimulando a investigação científica, em uma aprendizagem visual e interdisciplinar, abrangendo a matemática, a física e a tecnologia. O objetivo deste trabalho é propor o uso do Tracker por meio de uma oficina ou itinerário formativo, com foco em uma abordagem de ensino ativo, na qual o professor atua como mediador das análises realizadas pelos alunos. Para isso, exploramos uma das aplicações mais clássicas dos movimentos parabólicos: as catapultas (ou trabucos), armas cuja história é bem documentada. Esta é uma pesquisa aplicada que busca promover o estudo de um conteúdo matemático de maneira prática e adota uma abordagem qualitativa baseada nas interações e opiniões dos participantes. Além disso, possui um caráter exploratório ao investigar uma proposta inovadora junto a um grupo de voluntários. Inicialmente foram construídos pequenos modelos artesanais de catapultas/trabucos utilizando materiais simples como palitos, elásticos e cordão. Lançamentos realizados foram registrados em vídeo com a participação dos alunos e, em seguida, analisados com o software Tracker, gerando os gráficos da trajetória parabólica e permitindo a observação em tempo real da função quadrática associada aos lançamentos. A atividade foi desenvolvida com alunos do ensino médio da escola EREM Edson Simões, do município de São José do Egito, PE. Os alunos participaram ativamente, demonstrando interesse em cada etapa trabalhada. Concluímos que o uso de ferramentas tecnológicas como o Tracker, aliado à construção colaborativa de dispositivos com materiais simples em uma abordagem alinhada à cultura Maker, pode favorecer não apenas a compreensão de conteúdos abstratos, mas também o desenvolvimento de competências essenciais à formação dos estudantes. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Prof. Dr. Brauner Gonçalves Coutinho pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Funções quadráticas pt_BR
dc.subject Movimento de projéteis pt_BR
dc.subject Cultura maker pt_BR
dc.subject Software Tracker pt_BR
dc.subject Ensino de matemática pt_BR
dc.title Uma proposta de oficina para o ensino de funções quadráticas envolvendo a construção de catapultas e o uso do software Tracker pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta