Resumo:
No que se refere à indústria de jogos eletrônicos, um fenômeno proeminente é a intensa rivalidade entre consumidores. Nesse contexto, a disputa entre fãs de PlayStation e Xbox transcende a simples escolha de produto, evoluindo para uma questão de identidade, lealdade e pertencimento a "tribos de marca", impulsionada por valores hedônicos e amplificada pelas redes sociais e estratégias de marketing. Portanto, o presente estudo analisa os fatores que influenciam essa rivalidade e seus impactos na percepção das marcas. Para tal, o estudo conduz uma pesquisa netnográfica não participativa e observacional, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Esta pesquisa utiliza dados públicos da rede social X (Antigo Twitter) e seções de comentários do YouTube, e submete esses dados à análise de conteúdo para identificar temas recorrentes e padrões de interação. O estudo buscou identificar que a construção da identidade de marca, os fatores de lealdade, as interações em redes sociais e o impacto de eventos de marketing são aspectos centrais, sendo que a motivação para essa disputa reflete dinâmicas culturais e sociais profundas das comunidades de jogadores, com implicações significativas para a gestão de marca.
Descrição:
SANTOS, Francisco Gutemberg Nascimento Rodrigues. Rivalidade além do produto: entendendo a construção da disputa entre os consumidores de Playstation e Xbox e seus impactos na percepção das marcas. 2025. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.