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Rivalidade além do produto: entendendo a construção da disputa entre os consumidores de Playstation e Xbox e seus impactos na percepção das marcas

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dc.contributor.author Santos, Francisco Gutemberg Nascimento Rodrigues
dc.date.accessioned 2025-09-08T12:17:13Z
dc.date.available 2025-09-08T12:17:13Z
dc.date.issued 2025-06-13
dc.identifier.other CDD 658.834 2
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34720
dc.description SANTOS, Francisco Gutemberg Nascimento Rodrigues. Rivalidade além do produto: entendendo a construção da disputa entre os consumidores de Playstation e Xbox e seus impactos na percepção das marcas. 2025. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. pt_BR
dc.description.abstract No que se refere à indústria de jogos eletrônicos, um fenômeno proeminente é a intensa rivalidade entre consumidores. Nesse contexto, a disputa entre fãs de PlayStation e Xbox transcende a simples escolha de produto, evoluindo para uma questão de identidade, lealdade e pertencimento a "tribos de marca", impulsionada por valores hedônicos e amplificada pelas redes sociais e estratégias de marketing. Portanto, o presente estudo analisa os fatores que influenciam essa rivalidade e seus impactos na percepção das marcas. Para tal, o estudo conduz uma pesquisa netnográfica não participativa e observacional, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva. Esta pesquisa utiliza dados públicos da rede social X (Antigo Twitter) e seções de comentários do YouTube, e submete esses dados à análise de conteúdo para identificar temas recorrentes e padrões de interação. O estudo buscou identificar que a construção da identidade de marca, os fatores de lealdade, as interações em redes sociais e o impacto de eventos de marketing são aspectos centrais, sendo que a motivação para essa disputa reflete dinâmicas culturais e sociais profundas das comunidades de jogadores, com implicações significativas para a gestão de marca. pt_BR
dc.description.sponsorship Profa. Dra. Elaine de Lima Rocha. pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.relation.ispartofseries ;658.8342
dc.subject Fidelidade à marca pt_BR
dc.subject Comportamento do consumidor pt_BR
dc.subject Fator hedônico pt_BR
dc.subject Identidade de marca pt_BR
dc.title Rivalidade além do produto: entendendo a construção da disputa entre os consumidores de Playstation e Xbox e seus impactos na percepção das marcas pt_BR
dc.type Other pt_BR


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