dc.contributor.author |
Santos, Alicia Gonçalves dos |
|
dc.date.accessioned |
2025-09-08T13:53:49Z |
|
dc.date.available |
2025-09-08T13:53:49Z |
|
dc.date.issued |
2025-06-03 |
|
dc.identifier.other |
CDD |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/34733 |
|
dc.description |
SANTOS, Alicia Gonçalves dos. Inteligência artificial e automatização do atendimento digital: aceitação de novas tecnologias por consumidores no estado da Paraíba. 2025. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo tem como objetivo investigar a aceitação de consumidores online no estado da Paraíba da utilização de chatbots e assistentes virtuais no atendimento ao cliente, buscando assim contribuir para o entendimento acerca da atitude dos consumidores com relação a essa tecnologia. A pesquisa adotou uma abordagem quantitativa, descritiva, com uma aplicação de um questionário estruturado adaptado do modelo proposto por Moreira (2021), o qual abrange as setes dimensões: confiança na tecnologia, experiencia, importância da tarefa, utilidade percebida, facilidade de uso, atitude e intenção comportamental. Composto por 29 questões objetivas, onde foi aplicado online a 139 participantes e os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas. Os resultados do questionário indicam que os consumidores familiarizados com o uso da tecnologia reconhecem os benefícios como disponibilidade constante e facilidade de resolução em necessidades simples. No entanto, existe uma preferência por atendimento humano em situações mais complexas, principalmente quando é necessário empatia e personalização. O estudo indica que, mesmo com a grande aceitação dos chatbots em tarefas objetivas, ainda apresenta limitações em questões de compreensão. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Prof. Dr. Brunno Fernandes da Silva Gaião |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.relation.ispartofseries |
;658.8 |
|
dc.subject |
Inteligência artificial |
pt_BR |
dc.subject |
Assistente virtuais |
pt_BR |
dc.subject |
Chatbots |
pt_BR |
dc.subject |
Aceitação do consumidor |
pt_BR |
dc.title |
Inteligência artificial e automatização do atendimento digital: aceitação de novas tecnologias por consumidores no estado da Paraíba |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |