Resumo:
O mercado de transportes rodoviários está passando por uma transformação
significativa, os clientes que procuram uma oficina hoje estão muitos mais informados,
conscientes e exigentes. Nesse contexto se faz necessário entender a necessidade e
o sentimento dos clientes em relação aos serviços prestados pelas oficinas, com isso
entender os fatores-chave na satisfação dos clientes é essencial. Diante disso, o
presente trabalho tem como objetivo analisar os fatores-chave e percepções
relacionadas à satisfação dos clientes em uma oficina mecânica de caminhões em
Campina Grande – PB. A pesquisa se caracterizou como exploratória e qualitativa,
sendo utilizado o caso de uma oficina, e para tal, aplicou-se questionário a 15 clientes.
Os resultados obtidos apontam que os clientes são fiéis em sua maioria ao mesmo,
salientando como pontos positivos a qualidade dos serviços, a cordialidade no
atendimento e a exclusividade da oficina como autorizada na região. Porém, foram
encontradas fraquezas relacionadas a atrasos dos prazos de entrega e à escassez de
profissionais, que interferem na satisfação do cliente. Este trabalho contribuiu no
campo acadêmico e prático ao fornecer elementos que poderão ser um paliativo para
estratégias de melhoria da qualidade dos serviços e gestão do relacionamento com o
cliente.
Descrição:
SILVA, Luiz Henrique Dias da. Fatores-chave na satisfação dos clientes: um estudo de caso em uma oficina mecânica de caminhões. 2025. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.