Resumo:
Este trabalho tem como objetivo analisar o posicionamento digital da primeira-dama Juliana Cunha Lima como estratégia de marketing eleitoral na campanha de reeleição de Bruno Cunha Lima à prefeitura de Campina Grande (PB) em 2024. A motivação para esta pesquisa nasceu da experiência prática vivida ao participar diretamente da campanha analisada, o que despertou o interesse em aprofundar academicamente essa atuação. Através de uma abordagem descritiva e estudo de caso, a investigação analisou seis publicações do perfil de Juliana no Instagram entre o período de 2 de agosto até 27 de outubro. Os resultados apontam que o posicionamento digital da primeira-dama não aconteceu de maneira aleatória e sim estratégica para ampliar o alcance das mensagens políticas e consolidar o vínculo com os eleitores. Conclui-se que o marketing eleitoral contemporâneo abre espaço para novos formatos e novos personagens, possibilitando uma presença estratégica das primeiras-damas nas mídias sociais, fortalecendo, também, seus posicionamentos políticos e sociais.
Descrição:
AGUIAR, Maria Luiza Farias. Posicionamento digital de primeira-dama como estratégia de marketing eleitoral: uma análise do Instagram de Juliana Cunha Lima durante a campanha de 2024 em Campina Grande (PB). 2025. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2025.