Resumo:
O presente artigo tem por finalidade analisar quais os desafios que a Geração Y
encontra no ambiente da organização causados pelo comportamento organizacional.
Para isso, foi realizado um estudo sobre o comportamento organizacional, uma
comparação das principais características da geração baby-boomers, Geração X e
Geração Y. A metodologia adotada foi uma pesquisa exploratória descritiva, com
abordagem quantitativa através de revisão bibliográfica, o qual procurou evidenciar
como o comportamento organizacional pode afetar a empresa, as diferenças de
cada geração, as oportunidades e desafios. Observou-se que esta geração tem
jovens voltados para tecnologias e mudanças, e gostam de desafios, possuem um
amplo conhecimento na internet e são capazes de manter altos níveis de
relacionamentos através das redes sociais. Por ter que lidar com pessoas
pertencentes a outras gerações, lida com a resistência e a falta de credibilidade por
parte dos colaboradores. O jovem gestor pode mudar tais conceitos e acabar com a
resistência através da ética profissional e demonstrando que seus conhecimentos
são capazes de trazer benefícios para todos.
Descrição:
SANTOS, G. P. dos. Um mercado cada vez mais jovem : um estudo
s sobre a geração Y e o impacto no comportamento organizacional. 2013. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]