Resumo:
A qualidade no atendimento a clientes é um recurso importante para as empresas, sejam elas pequenas ou grandes. O fato é que todo aquele que quiser competir no mercado atual, deverá estar pronto para oferecer apenas a excelência aos seus clientes, a começar pelo atendimento. Dessa forma, a qualidade de um serviço é percebida pelo cliente através de um conjunto de variáveis, como por exemplo: rapidez, competência, cortesia, atenção, dentre outros. Portanto, melhorar estes aspectos é essencial para alavancar a imagem da organização frente a seus clientes. O presente trabalho teve como objetivo avaliar o nível de satisfação em relação ao atendimento oferecido pelo pessoal da Secretaria de Finanças ao publico externo, possibilitando na implantação de um novo modelo de atendimento, focado essencialmente no atendimento e na informação, com a possibilidade de aplicabilidade em outras secretarias da prefeitura de Campina Grande. Desta forma foram realizadas pesquisas, por meio de questionários específicos, junto aos contribuintes e servidores com exercício na sede objeto do presente estudo, a fim de avaliar o nível de satisfação do atendimento. No que concerne aos resultados, verificou-se que a maioria dos pesquisados demonstrou satisfação em todos os indicadores. Como foi visto ao longo desse trabalho, a satisfação é importante para o sucesso de qualquer organização, independente do ramo de atividade, seja ela pública ou privada. Para os gestores é indispensável investir na satisfação do publico, essa estratégia vai trazer bons resultados para a organização, visto que pode ser considerada como um diferencial competitivo de grande relevância.
Descrição:
TARGINO, R. L. A percepção dos contribuintes quanto a satisfação no atendimento da Secretaria de Finanças da Prefeitura Municipal de Campina Grande - PB. 2013. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]