Resumo:
O entendimento sobre o empreendedorismo social muitas vezes sofre estigmas pelo pouco conhecimento existente sobre o tema. É importante enfatizar que esse tipo de empreendedorismo não tem relação com caridade ou assistencialismo, mas deveria ter como ênfase a geração de valor para a sociedade. Esse artigo teve como objetivo central analisar o perfil do empreendedor social na visão dos gestores de projetos da Artemísia. Assim, buscou-se a descrição das percepções de gestores sobre o perfil desejado do empreendedor social quando comparado ao perfil real trazendo um relato teórico que permeia as competências deste indivíduo. A pesquisa é de natureza quali-quantitativa, classificada como descritiva e exploratória. As conclusões apontam que o empreendedor social dessa empresa possui engajamento, paixão pelo tema social e comprometimento com o trabalho. Entretanto, alguns aspectos são negligenciados, tais como a capacidade de negociar e o nível de conhecimento desse profissional. As conclusões apuradas apontam para a necessidade de se (re)pensar questões ligadas ao empreendedorismo social, surgindo dessa forma, uma necessidade de aperfeiçoamento das competências desses profissionais.
Descrição:
GOMES, M. K. B. O perfil do empreendedor social: a experiência da Artemísia na promoção de negócios sociais no Brasil. 2013. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2013. [Artigo]