Resumo:
A partir do processo de ensino da linguagem oral e escrita na educação infantil,
observa-se o quanto as crianças de zero a cinco anos são capazes de aprender, pois
se trata de algo que vêem e vivenciam todos os dias, nos mais diversos ambientes
que frequentam; no entanto, a prática pedagógica das professoras para o ensino
dessa área do conhecimento, deve estar pautada em um processo de letramento, no
qual os alunos sejam alfabetizados no contexto das práticas sociais da leitura e da
escrita, tornando-se além de alfabetizados letrados. Deste modo, o objetivo do
presente trabalho é analisar as práticas pedagógicas que têm sido desenvolvidas
pelas professoras de duas instituições de educação infantil da cidade de Campina
Grande - PB, no processo de desenvolvimento da alfabetização de seus alunos.
Utilizou-se um questionário com cinco perguntas subjetivas, aplicado para seis
professoras de Educação Infantil: três da rede pública e três da rede privada.
Observou-se que as professoras de ambas as escolas apóiam suas práticas
pedagógicas de acordo com as concepções nas quais acreditam para o
desenvolvimento do processo da alfabetização e do letramento com seus alunos da
educação infantil. Portanto, conclui-se que as vivências de alfabetização e letramento
começam antes mesmo de as crianças chegarem à escola e que é desde a
educação infantil que as professoras devem mediar situações de leitura e escrita
com seus alunos.
Descrição:
Almeida, M. C. de S. Educação infantil e alfabetização: consensos e controvérsias. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.