UEPB - Repositório Digital

Educação infantil e alfabetização: consensos e controvérsias

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Almeida, Moema Cardins de Sousa
dc.date.accessioned 2014-06-30T20:38:57Z
dc.date.available 2014-06-30T20:38:57Z
dc.date.issued 2014-06-30
dc.identifier.other CDD 372
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4021
dc.description Almeida, M. C. de S. Educação infantil e alfabetização: consensos e controvérsias. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A partir do processo de ensino da linguagem oral e escrita na educação infantil, observa-se o quanto as crianças de zero a cinco anos são capazes de aprender, pois se trata de algo que vêem e vivenciam todos os dias, nos mais diversos ambientes que frequentam; no entanto, a prática pedagógica das professoras para o ensino dessa área do conhecimento, deve estar pautada em um processo de letramento, no qual os alunos sejam alfabetizados no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, tornando-se além de alfabetizados letrados. Deste modo, o objetivo do presente trabalho é analisar as práticas pedagógicas que têm sido desenvolvidas pelas professoras de duas instituições de educação infantil da cidade de Campina Grande - PB, no processo de desenvolvimento da alfabetização de seus alunos. Utilizou-se um questionário com cinco perguntas subjetivas, aplicado para seis professoras de Educação Infantil: três da rede pública e três da rede privada. Observou-se que as professoras de ambas as escolas apóiam suas práticas pedagógicas de acordo com as concepções nas quais acreditam para o desenvolvimento do processo da alfabetização e do letramento com seus alunos da educação infantil. Portanto, conclui-se que as vivências de alfabetização e letramento começam antes mesmo de as crianças chegarem à escola e que é desde a educação infantil que as professoras devem mediar situações de leitura e escrita com seus alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Pedro Lúcio Barboza pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Alfabetização pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Educação infantil pt_BR
dc.title Educação infantil e alfabetização: consensos e controvérsias pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta