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O ensino fundamental e uma das etapas mais importantes para a formação do indiv íduo,
que requer em sua conclusão o dom ínio da escrita, leitura e do c álculo capacitando-o
a compreender as diversas formas do ambiente social e natural, assim é importante
analisar o desempenho escolar durante essa etapa, analisando-se as diferen ças ou não com
rela ção ao tempo (ano escolar) e ao sexo (feminino e masculino). A realização de estudos
com medidas repetidas na avalia ção do desempenho escolar torna-se relevante, visto que,
a compreensão e a perspectiva da qualidade da educa ção, muitas vezes est á relacionada
com esse rendimento. Portanto, o objetivo desse trabalho e avaliar o desempenho do
aluno atrav és de m étodos estat ísticos, apresentando como t écnica apropriada a análise
multivariada com medidas repetidas. Os dados utilizados para o estudo foram coletados
de um col égio particular da cidade de Campina Grande, com uma amostra de 40 estudantes,
sendo analisadas as m édias nais do mesmo indiví duo em cada ano letivo (2º
ao 9º ano) nas disciplinas de português, matem ática, ciências, hist ória e geografi a. De
acordo com os resultados obtidos pode-se observar que, as medidas ao longo do tempo
são correlacionadas entre si, quanto as hipóteses testadas pode-se concluir que o ano é
um fator relevante e não constante quanto ao rendimento do aluno, principalmente mais
evidenciado na transi ção do 5º para o 6º ano e que para o fator sexo não encontrou-se
evidências para a diferen ça no desempenho escolar entre meninos e meninas. Sendo assim,
a an álise multivariada no modelo de medidas repetidas ajustou-se bem aos dados,
permitindo-se uma efetiva avalia ção do desempenho escolar na fase do ensino fundamental. |
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