UEPB - Repositório Digital

Análise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Santos, Moniclaudia Pereira dos
dc.date.accessioned 2014-07-09T14:39:11Z
dc.date.available 2014-07-09T14:39:11Z
dc.date.issued 2014-07-09
dc.identifier.other CDD 310
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4180
dc.description SANTOS, M. P. dos. Análise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamental. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O ensino fundamental e uma das etapas mais importantes para a formação do indiv íduo, que requer em sua conclusão o dom ínio da escrita, leitura e do c álculo capacitando-o a compreender as diversas formas do ambiente social e natural, assim é importante analisar o desempenho escolar durante essa etapa, analisando-se as diferen ças ou não com rela ção ao tempo (ano escolar) e ao sexo (feminino e masculino). A realização de estudos com medidas repetidas na avalia ção do desempenho escolar torna-se relevante, visto que, a compreensão e a perspectiva da qualidade da educa ção, muitas vezes est á relacionada com esse rendimento. Portanto, o objetivo desse trabalho e avaliar o desempenho do aluno atrav és de m étodos estat ísticos, apresentando como t écnica apropriada a análise multivariada com medidas repetidas. Os dados utilizados para o estudo foram coletados de um col égio particular da cidade de Campina Grande, com uma amostra de 40 estudantes, sendo analisadas as m édias nais do mesmo indiví duo em cada ano letivo (2º ao 9º ano) nas disciplinas de português, matem ática, ciências, hist ória e geografi a. De acordo com os resultados obtidos pode-se observar que, as medidas ao longo do tempo são correlacionadas entre si, quanto as hipóteses testadas pode-se concluir que o ano é um fator relevante e não constante quanto ao rendimento do aluno, principalmente mais evidenciado na transi ção do 5º para o 6º ano e que para o fator sexo não encontrou-se evidências para a diferen ça no desempenho escolar entre meninos e meninas. Sendo assim, a an álise multivariada no modelo de medidas repetidas ajustou-se bem aos dados, permitindo-se uma efetiva avalia ção do desempenho escolar na fase do ensino fundamental. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: João Gil de Luna pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Desempenho escolar pt_BR
dc.subject Medidas repetidas pt_BR
dc.subject Análise multivariada pt_BR
dc.title Análise de dados com medidas repetidas utilizada no estudo do desempenho escolar no ensino fundamental pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta