Resumo:
A Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que a avaliação da aprendizagem deve ser de caráter contínuo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os aspectos quantitativos. A avaliação formativa é antes de tudo contínua, caracterizada pela intervenção pedagógica ao longo do processo educativo, com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar como ocorre o processo de avaliação numa turma do 5° ano. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino, localizada no município de Aroeiras-PB. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e observações para registros em diário de campo. Para a fundamentação e análise dos dados contamos com os autores Hoffmann (2009, 2005, 2003 e 2001), Luckesi (1996), Vasconcellos (2007 e 2003), Libâneo (1994), Demo (1999), Fernandes e Freitas (2008), Esteban (2008 e 2003), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os 13 alunos do 5° ano. A análise dos dados levou a considerar que a prática da professora não consta de variações didáticas, de possíveis reajustamentos das práticas pedagógicas para a melhoria das aprendizagens dos alunos, distanciando-se da avaliação da aprendizagem com características de uma avaliação formativa e, consequentemente, não proporcionando a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos.
Descrição:
Souza, J. B. de. Aprendizagem escolar e avaliação formativa. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.