UEPB - Repositório Digital

Aprendizagem escolar e avaliação formativa

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Souza, Jozelma Bezerra de
dc.date.accessioned 2014-07-14T18:15:34Z
dc.date.available 2014-07-14T18:15:34Z
dc.date.issued 2014-07-14
dc.identifier.other CDD 371.27
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4338
dc.description Souza, J. B. de. Aprendizagem escolar e avaliação formativa. 2013. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract A Lei Diretrizes e Bases da Educação Nacional determina que a avaliação da aprendizagem deve ser de caráter contínuo, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os aspectos quantitativos. A avaliação formativa é antes de tudo contínua, caracterizada pela intervenção pedagógica ao longo do processo educativo, com vistas à melhoria da aprendizagem dos alunos. Nesta perspectiva, realizou-se uma pesquisa de campo com abordagem de cunho qualitativo, cujo objetivo foi analisar como ocorre o processo de avaliação numa turma do 5° ano. O lócus da pesquisa foi uma escola da rede municipal de ensino, localizada no município de Aroeiras-PB. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas e observações para registros em diário de campo. Para a fundamentação e análise dos dados contamos com os autores Hoffmann (2009, 2005, 2003 e 2001), Luckesi (1996), Vasconcellos (2007 e 2003), Libâneo (1994), Demo (1999), Fernandes e Freitas (2008), Esteban (2008 e 2003), dentre outros. Os sujeitos da pesquisa foram a professora e os 13 alunos do 5° ano. A análise dos dados levou a considerar que a prática da professora não consta de variações didáticas, de possíveis reajustamentos das práticas pedagógicas para a melhoria das aprendizagens dos alunos, distanciando-se da avaliação da aprendizagem com características de uma avaliação formativa e, consequentemente, não proporcionando a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Avaliação Educacional pt_BR
dc.subject Avaliação Formativa pt_BR
dc.title Aprendizagem escolar e avaliação formativa pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta