Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo apresentar as Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para Formação de Pedagogos para um descortinar nos horizontes de compreensão do significado e relevância da história social humana.Tomamos com base o componente de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-PDA que trazem como referência os estudos da corrente da Psicologia Histórico-Cultural defendida por Vigotski e os seus comentadores na atualidade, a exemplo de Duarte (2006; 1993) e Rasia (2009; 2011).Nele apresentamos os conhecimentos desta teoria como sendo de grande importância para melhorar a compreensão do futuro docente a respeito de seu aluno oferecendo uma nova maneira de ver o ser humano como ativo, social e histórico. A metodologia para a apreciação e análise dos dados se encontra pautada nos pressupostos filosóficos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, presentes na obra de Vigotski. Os instrumentos investigativos foram entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. A análise das informações permitiu demonstrar que é a partir deste componente que os mesmos têm contato com um conjunto de conhecimentos a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, os estágios de desenvolvimento, a relação professor\aluno e o papel do professor neste processo. Os resultados apresentados nos guiam para uma reflexão sobre o papel da Psicologia nos currículos de formação de docentes e também nos leva a perceber uma visível mudança nas apropriações dos discentes do curso de Pedagogia da UEPB dos princípios da Teoria Histórico - Cultural que atualmente avançar na compreensão das práticas pedagógica do atual contexto social, sem divorciar a atuação do professor do processo histórico.
Descrição:
Nascimento, M. J. P. do. As contribuições da psicologia histórico-cultural para formação de pedagogos. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.