UEPB - Repositório Digital

As contribuições da psicologia histórico-cultural para formação de pedagogos

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Maria José Peres do
dc.date.accessioned 2014-07-14T18:15:48Z
dc.date.available 2014-07-14T18:15:48Z
dc.date.issued 2014-07-14
dc.identifier.other CDD 371.12
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4342
dc.description Nascimento, M. J. P. do. As contribuições da psicologia histórico-cultural para formação de pedagogos. 2014. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem como objetivo apresentar as Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural para Formação de Pedagogos para um descortinar nos horizontes de compreensão do significado e relevância da história social humana.Tomamos com base o componente de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem-PDA que trazem como referência os estudos da corrente da Psicologia Histórico-Cultural defendida por Vigotski e os seus comentadores na atualidade, a exemplo de Duarte (2006; 1993) e Rasia (2009; 2011).Nele apresentamos os conhecimentos desta teoria como sendo de grande importância para melhorar a compreensão do futuro docente a respeito de seu aluno oferecendo uma nova maneira de ver o ser humano como ativo, social e histórico. A metodologia para a apreciação e análise dos dados se encontra pautada nos pressupostos filosóficos e metodológicos do Materialismo Histórico e Dialético, presentes na obra de Vigotski. Os instrumentos investigativos foram entrevistas semiestruturadas, gravadas e transcritas. A análise das informações permitiu demonstrar que é a partir deste componente que os mesmos têm contato com um conjunto de conhecimentos a respeito do processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança, os estágios de desenvolvimento, a relação professor\aluno e o papel do professor neste processo. Os resultados apresentados nos guiam para uma reflexão sobre o papel da Psicologia nos currículos de formação de docentes e também nos leva a perceber uma visível mudança nas apropriações dos discentes do curso de Pedagogia da UEPB dos princípios da Teoria Histórico - Cultural que atualmente avançar na compreensão das práticas pedagógica do atual contexto social, sem divorciar a atuação do professor do processo histórico. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria da Guia Rodrigues Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Psicologia Histórico - Cultural pt_BR
dc.subject Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - PDA pt_BR
dc.title As contribuições da psicologia histórico-cultural para formação de pedagogos pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta