Resumo:
Neste artigo objetiva-se descrever e analisar a experiência de uma estudante de Pedagogia na condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao Programa e ao Subprojeto Pedagogia e caracterização do lócus da experiência. Também se faz alusão a Currículo e Projeto Político-Pedagógico, relata-se a experiência de iniciação à docência e faz-se uma reflexão acerca da influência dessa experiência no processo de formação. O embasamento teórico e a análise são feitos à luz de documentos oficiais e de estudiosos como Freire (2007, 2005), Vasconcellos (2010, 2003), Veiga (2003), Pimenta e Lima (2005), dentre outros. A experiência foi vivenciada com turmas do 5º ano, numa escola da rede estadual de ensino, em Campina Grande – Paraíba, sob a supervisão da professora regente dessas turmas e coordenação de uma professora do Curso de Pedagogia da UEPB/Campus I, durante o período de um ano e meio. A análise da experiência vivenciada levou a concluir que o PIBID deu oportunidade de: aprofundar/ampliar o conhecimento dos conteúdos escolares e aprimorar habilidades necessárias à docência; reconhecer a necessidade e a importância do trabalho em equipe no cotidiano escolar; compreender que é imperativo se fazer análise da realidade da escola e, especificamente, da classe, a fim de se obter dados para a elaboração do Projeto de Ensino-aprendizagem a partir das reais necessidades apresentadas; ajudar a fortalecer o trabalho da professora supervisora e melhorar o rendimento dos alunos. Enfim, contribuiu sobremaneira no processo de formação em Pedagogia.
Descrição:
Nóbrega, P. F. A contribuição do PIBID no processo de formação para a docência. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013.