UEPB - Repositório Digital

A contribuição do PIBID no processo de formação para a docência

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nóbrega, Patrícia Ferreira
dc.date.accessioned 2014-07-14T18:15:51Z
dc.date.available 2014-07-14T18:15:51Z
dc.date.issued 2014-07-14
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4343
dc.description Nóbrega, P. F. A contribuição do PIBID no processo de formação para a docência. 2013. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2013. pt_BR
dc.description.abstract Neste artigo objetiva-se descrever e analisar a experiência de uma estudante de Pedagogia na condição de bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao Programa e ao Subprojeto Pedagogia e caracterização do lócus da experiência. Também se faz alusão a Currículo e Projeto Político-Pedagógico, relata-se a experiência de iniciação à docência e faz-se uma reflexão acerca da influência dessa experiência no processo de formação. O embasamento teórico e a análise são feitos à luz de documentos oficiais e de estudiosos como Freire (2007, 2005), Vasconcellos (2010, 2003), Veiga (2003), Pimenta e Lima (2005), dentre outros. A experiência foi vivenciada com turmas do 5º ano, numa escola da rede estadual de ensino, em Campina Grande – Paraíba, sob a supervisão da professora regente dessas turmas e coordenação de uma professora do Curso de Pedagogia da UEPB/Campus I, durante o período de um ano e meio. A análise da experiência vivenciada levou a concluir que o PIBID deu oportunidade de: aprofundar/ampliar o conhecimento dos conteúdos escolares e aprimorar habilidades necessárias à docência; reconhecer a necessidade e a importância do trabalho em equipe no cotidiano escolar; compreender que é imperativo se fazer análise da realidade da escola e, especificamente, da classe, a fim de se obter dados para a elaboração do Projeto de Ensino-aprendizagem a partir das reais necessidades apresentadas; ajudar a fortalecer o trabalho da professora supervisora e melhorar o rendimento dos alunos. Enfim, contribuiu sobremaneira no processo de formação em Pedagogia. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Teresa Cristina Vasconcelos pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Formação em Pedagogia pt_BR
dc.title A contribuição do PIBID no processo de formação para a docência pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta