Resumo:
A expansão da internet permitiu novas formas de se comprar e vender, por ter características
diferenciadas no mercado, o comércio eletrônico se destaca ao oferecer comodidade,
facilidade de acesso e variedade de produtos. A alteração do comportamento de compra do
consumidor ao utilizar a internet como meio para efetuar compras é condicionada por fatores
que determinam sua decisão e influenciam para escolha deste meio de comércio em relação ao
demais. Este trabalho teve como objetivo identificar os fatores que influenciam o
comportamento do consumidor virtual de Campina Grande – PB. Para tanto, foi realizada uma
pesquisa descritiva de caráter exploratório. O instrumento utilizado na coleta de dados foi um
questionário composto de 15 questões objetivas de múltipla escolha com finalidade de
identificar os principais fatores influenciadores do comportamento de compra dos internautas.
Os questionários foram aplicados em empresas e universidades locais, enviados por e-mail e
publicados em redes sociais, tendo como amostra 202 pessoas. A pesquisa foi baseada no
processo de decisão de compra do consumidor e os resultados indicam que os internautas de
Campina Grande-PB usam a internet com maior frequência para obter informações se
comparado a outros meios de comunicação e buscam avaliar outros sites antes de adquirir um
produto. Conclui-se que os fatores que mais influenciam a decisão de compra em sites são a
necessidade, a condição econômica e o estilo de vida.
Descrição:
SILVA, E. E. da. Estudo sobre o comportamento de compra online dos internaltas de Campina Grande - PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]