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A percepção ambiental e as práticas de logística reversa: estudo na visão dos clientes do Boticário em Campina Grande - PB

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dc.contributor.author Pereira, Marcos Willian da Costa
dc.date.accessioned 2014-08-07T13:42:14Z
dc.date.available 2014-08-07T13:42:14Z
dc.date.issued 2014-08-07
dc.identifier.other CDD 658.7
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4575
dc.description PEREIRA, M. W. da C. A percepção ambiental e as práticas de logística reversa: estudo na visão dos clientes do Boticário em Campina Grande - PB. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo] pt_BR
dc.description.abstract Sabe-se que a Logística é um processo que envolve o planejamento, operação e controle de todo o fluxo de mercadorias e informação, desde o fornecedor até o consumidor. Já a Logística Reversa além de gerar retorno econômico, contribui para a sustentabilidade do planeta e para correta destinação dos resíduos sólidos. Tem estado cada vez mais em evidência, devido à Lei 12.305/10, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Assim, o objetivo deste trabalho foi analisar a percepção ambiental e as práticas da logística reversa na visão dos clientes do Boticário em Campina Grande – PB. Face ao exposto, este artigo resultou de pesquisas exploratória, descritiva, de campo, bibliográfica, estudo de caso; adotando-se também os métodos quantitativo e qualitativo. O referido estudo teve como sujeitos da pesquisa 50 clientes do Boticário, que por critério de acessibilidade responderam a um questionário, composto por 20 questões fechadas, distribuídas em três dimensões, a saber: perfil socioeconômico, percepção ambiental do cliente, identificação das práticas de logística reversa; e 01 aberta para sugestões. Os resultados demonstraram a pouca participação dos consumidores no programa de coleta de embalagens pós-consumo, seja por desconhecimento, dificuldade de retornar a loja, ou por não haver políticas de incentivos quanto ao retorno das embalagens pós-consumo. Logo, diante do exposto, pode-se apontar que, apesar de fazer parte há mais de sete anos da política da empresa, o programa de logística reversa, ainda não atingiu seus objetivos, o que recomenda-se que sejam traçadas novas estratégias para torná-lo mais eficaz. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria Dilma Guedes pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Logística pt_BR
dc.subject Política Nacional de Resíduos Sólidos pt_BR
dc.subject Logística Reversa pt_BR
dc.subject O Boticário pt_BR
dc.title A percepção ambiental e as práticas de logística reversa: estudo na visão dos clientes do Boticário em Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


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