Resumo:
A inclusão dos alunos com deficiência visual (baixa visão/cegueira) na escola regular
tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional. Quando os referidos alunos
chegam ao Ensino Médio, se faz necessário que a escola como um todo, se prepare para
recebê-los a fim de ajudá-los na continuação do processo de aprendizagem. O
atendimento especializado para os estudantes com deficiência visual (cegueira/baixa
visão) deve ocorrer basicamente por meio de recursos adaptados, os quais devem
possibilitar os diferentes meios de acesso ao conhecimento, respeitando as necessidades
educativas especiais de cada estudante. Assim, o presente estudo teve como objetivo
central analisar a inclusão de dois alunos com deficiência visual que estão matriculados
no Ensino Médio do ensino regular e frequentam o Instituto dos Cegos de Campina
Grande, Paraíba. A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2014. Com
a utilização metodológica da entrevista e observação in loco. Os resultados indicaram a
falta de materiais e de recursos adaptados no ensino regular, o que comprova a
dificuldade que as escolas regulares vêm enfrentando para incluir os referidos alunos.
Portanto, fica evidenciada a necessidade de um trabalho integrado entre ensino
especializado e ensino regular, pautado na adoção e uso de materiais adequados para
garantir à melhoria das práticas pedagógicas não somente para os alunos com
deficiência visual, mas para todos os que, de alguma forma, apresentam algum tipo de
deficiência ou necessidade educacional especial.
Descrição:
Silva, M. do S. L. O aluno com deficiência visual na escola regular: um estudo de caso com dois alunos matriculados no Ensino Médio na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.