UEPB - Repositório Digital

O aluno com deficiência visual na escola regular: um estudo de caso com dois alunos matriculados no Ensino Médio na cidade de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Silva, Maria do Socorro Lira
dc.date.accessioned 2014-09-12T14:06:45Z
dc.date.available 2014-09-12T14:06:45Z
dc.date.issued 2014-09-12
dc.identifier.other CDD 371.911
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5092
dc.description Silva, M. do S. L. O aluno com deficiência visual na escola regular: um estudo de caso com dois alunos matriculados no Ensino Médio na cidade de Campina Grande - PB. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A inclusão dos alunos com deficiência visual (baixa visão/cegueira) na escola regular tem sido tema de grandes discussões no âmbito educacional. Quando os referidos alunos chegam ao Ensino Médio, se faz necessário que a escola como um todo, se prepare para recebê-los a fim de ajudá-los na continuação do processo de aprendizagem. O atendimento especializado para os estudantes com deficiência visual (cegueira/baixa visão) deve ocorrer basicamente por meio de recursos adaptados, os quais devem possibilitar os diferentes meios de acesso ao conhecimento, respeitando as necessidades educativas especiais de cada estudante. Assim, o presente estudo teve como objetivo central analisar a inclusão de dois alunos com deficiência visual que estão matriculados no Ensino Médio do ensino regular e frequentam o Instituto dos Cegos de Campina Grande, Paraíba. A pesquisa de campo foi realizada no primeiro semestre de 2014. Com a utilização metodológica da entrevista e observação in loco. Os resultados indicaram a falta de materiais e de recursos adaptados no ensino regular, o que comprova a dificuldade que as escolas regulares vêm enfrentando para incluir os referidos alunos. Portanto, fica evidenciada a necessidade de um trabalho integrado entre ensino especializado e ensino regular, pautado na adoção e uso de materiais adequados para garantir à melhoria das práticas pedagógicas não somente para os alunos com deficiência visual, mas para todos os que, de alguma forma, apresentam algum tipo de deficiência ou necessidade educacional especial. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Eduardo Gomes Onofre pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Deficiência Visual pt_BR
dc.subject Inclusão pt_BR
dc.subject Práticas Pedagógicas pt_BR
dc.title O aluno com deficiência visual na escola regular: um estudo de caso com dois alunos matriculados no Ensino Médio na cidade de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta