Resumo:
O presente trabalho trata sobre a importância de se trabalhar o ensino de história
através do museu como lugar de memória, pois, a partir dele, é possível desenvolver
a aprendizagem histórica com crianças nos anos iniciais. Como objetivo geral, nossa
proposta foi compreender o museu como espaço educativo e cultural na
aprendizagem histórica nos anos iniciais. Para tanto, tomamos como objeto de
estudo o Museu Assis Chateaubriand. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo
estudo de caso, em que investigamos o papel do museu no ensino de história. Como
instrumento de pesquisa, utilizamos a entrevista com o diretor do museu com o
intuito de, a partir de sua fala, compreendermos como este aborda a importância do
museu na cidade e na educação. Trabalhamos a partir das concepções de Pollak
(1992), Pacheco (2010), Bergamashi (2000) e Conceição (2007). Esta pesquisa
permite perceber o museu como importante recurso didático para a produção do
conhecimento histórico, espaço este que é capaz de construir identidades sociais.
Descrição:
Silva, S. P. da. Ensinando história nos anos iniciais: o museu como lugar de educação. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.