dc.contributor.author |
Silva, Sara Pereira da |
|
dc.date.accessioned |
2014-10-13T12:35:54Z |
|
dc.date.available |
2014-10-13T12:35:54Z |
|
dc.date.issued |
2014-10-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.89 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5487 |
|
dc.description |
Silva, S. P. da. Ensinando história nos anos iniciais: o museu como lugar de educação. 2014. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho trata sobre a importância de se trabalhar o ensino de história
através do museu como lugar de memória, pois, a partir dele, é possível desenvolver
a aprendizagem histórica com crianças nos anos iniciais. Como objetivo geral, nossa
proposta foi compreender o museu como espaço educativo e cultural na
aprendizagem histórica nos anos iniciais. Para tanto, tomamos como objeto de
estudo o Museu Assis Chateaubriand. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo
estudo de caso, em que investigamos o papel do museu no ensino de história. Como
instrumento de pesquisa, utilizamos a entrevista com o diretor do museu com o
intuito de, a partir de sua fala, compreendermos como este aborda a importância do
museu na cidade e na educação. Trabalhamos a partir das concepções de Pollak
(1992), Pacheco (2010), Bergamashi (2000) e Conceição (2007). Esta pesquisa
permite perceber o museu como importante recurso didático para a produção do
conhecimento histórico, espaço este que é capaz de construir identidades sociais. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Patrícia Cristina de Aragão Araújo |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de História |
pt_BR |
dc.subject |
Recurso Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Museu |
pt_BR |
dc.title |
Ensinando história nos anos iniciais: o museu como lugar de educação |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |