Resumo:
A literatura infantil vem sendo proposta nos meios escolares, não só como pretexto para o
ensino linguístico, mas, principalmente, para incentivar as crianças a mergulhar no mundo do
imaginário. Sobretudo quando se tem conhecimento de que a literatura infantil contribui não
só para desenvolver as capacidades já existentes na criança através do seu desenvolvimento
cognitivo, mas para desenvolver o senso crítico na criança, de forma lúdica e prazerosa.
Sendo assim, o objetivo central deste estudo é investigar a influência da literatura na
Educação Infantil através de práticas que estimulem a constituição da subjetividade da
criança, por meio de seu próprio pensamento para desenvolver o senso crítico. Para tanto, foi
realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa que permitiu vislumbrar a literatura infantil
como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos sobre a importância da
literatura infantil na Educação Infantil ancorou-se em Kappel (2010); Paço (2009); Pereira e
Barbosa (2012); Risso (2008); Tavares (2010) entre outro. A partir do embasamento teórico
da pesquisa, foram aplicadas questões junto aos professores de Educação Infantil das turmas
de Pré I e Pré II relacionadas à importância da literatura infantil, a partir da leitura do texto
“Menina Bonita do Laço de Fita”, de autoria de Ana Maria Machado. Constatou-se que é
possível desenvolver em primeiro lugar o interesse pela leitura e o senso crítico das crianças
por meio do texto literário e em outros momentos distintos pode-se explorar como
consequência atividades que estimulem os conhecimentos: linguísticos, matemáticos, naturais
e sociais através do conteúdo do texto. Sem perder de vista que o importante é fazer com que
a criança o seu senso crítico e reflexivo.
Descrição:
Sousa, J. M. da S. Literatura na educação infantil e a "menina bonita do laço de fita". 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.