UEPB - Repositório Digital

Literatura na educação infantil e a "menina bonita do laço de fita"

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Sousa, Jaqueline Michelle da Silva
dc.date.accessioned 2014-10-13T12:37:03Z
dc.date.available 2014-10-13T12:37:03Z
dc.date.issued 2014-10-13
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5498
dc.description Sousa, J. M. da S. Literatura na educação infantil e a "menina bonita do laço de fita". 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract A literatura infantil vem sendo proposta nos meios escolares, não só como pretexto para o ensino linguístico, mas, principalmente, para incentivar as crianças a mergulhar no mundo do imaginário. Sobretudo quando se tem conhecimento de que a literatura infantil contribui não só para desenvolver as capacidades já existentes na criança através do seu desenvolvimento cognitivo, mas para desenvolver o senso crítico na criança, de forma lúdica e prazerosa. Sendo assim, o objetivo central deste estudo é investigar a influência da literatura na Educação Infantil através de práticas que estimulem a constituição da subjetividade da criança, por meio de seu próprio pensamento para desenvolver o senso crítico. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, qualitativa que permitiu vislumbrar a literatura infantil como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem. Os estudos sobre a importância da literatura infantil na Educação Infantil ancorou-se em Kappel (2010); Paço (2009); Pereira e Barbosa (2012); Risso (2008); Tavares (2010) entre outro. A partir do embasamento teórico da pesquisa, foram aplicadas questões junto aos professores de Educação Infantil das turmas de Pré I e Pré II relacionadas à importância da literatura infantil, a partir da leitura do texto “Menina Bonita do Laço de Fita”, de autoria de Ana Maria Machado. Constatou-se que é possível desenvolver em primeiro lugar o interesse pela leitura e o senso crítico das crianças por meio do texto literário e em outros momentos distintos pode-se explorar como consequência atividades que estimulem os conhecimentos: linguísticos, matemáticos, naturais e sociais através do conteúdo do texto. Sem perder de vista que o importante é fazer com que a criança o seu senso crítico e reflexivo. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Maria do Socorro Moura Montenegro pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Ensino Aprendizagem pt_BR
dc.title Literatura na educação infantil e a "menina bonita do laço de fita" pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta