Resumo:
O processo educativo se constitui em nossa sociedade como um importante
instrumento para a formação dos indivíduos e para o desenvolvimento social, desta
forma a formação dos profissionais da educação estabelece um importante espaço
de aprendizado. Nesta perspectiva o estudo das Políticas Públicas desenvolvidas no
Brasil e em específico o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação
Básica - PARFOR se revela como um aspecto elementar para a melhoria na
qualidade destes serviços educacionais oferecidos pela rede pública de ensino,
propiciando melhores oportunidades para o desenvolvimento dos alunos. Visando
tais aspectos esta pesquisa contempla um estudo sobre o perfil dos alunos do Curso
de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campina Grande, focado principalmente na
apreensão das expectativas e percepções acerca do curso, aliada a um constructo
teórico, pesquisa qualitativa de caráter analítico descritivo, que teve como
instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário semi-estruturado
(com os alunos), análise documental através de documentos sobre a implantação do
curso e baseado em diversos autores da literatura de pedagogia, principalmente
voltada para a formação de professores e textos oficiais da Educação, tais
como:GATTI, (1997), LUKESI (2003), LIBÂNEO (2001), SILVA (2001),
PERRENOUD (2000), GADOTTI (1986), MORIN (2004) etc. A partir dessa
construção, é possível conhecer as políticas públicas de formação dos professores,
identificar as formas de implantação do curso de Pedagogia do PARFOR -
CAPES/UEPB- Campina Grande e pesquisar dados referentes ao estudantes de
Pedagogia do PARFOR - CAPES/UEPB- Campina Grande, estas perspectivas
possibilitam a conhecimento do perfil dos alunos e favorece elaboração de formas
de conquista de novos alunos e levanta dados que possibilita a o desenvolvimento
de estratégias de melhoria do curso.
Descrição:
Nascimento, A. V. S. do. A formação dos professores da educação básica: um estudo sobre o curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campus de Campina Grande - PB. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.