UEPB - Repositório Digital

A formação dos professores da educação básica: um estudo sobre o curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campus de Campina Grande - PB

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Nascimento, Ana Virgínia Saraiva do
dc.date.accessioned 2014-10-13T12:51:34Z
dc.date.available 2014-10-13T12:51:34Z
dc.date.issued 2014-10-13
dc.identifier.other CDD 370
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5500
dc.description Nascimento, A. V. S. do. A formação dos professores da educação básica: um estudo sobre o curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campus de Campina Grande - PB. 2014. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O processo educativo se constitui em nossa sociedade como um importante instrumento para a formação dos indivíduos e para o desenvolvimento social, desta forma a formação dos profissionais da educação estabelece um importante espaço de aprendizado. Nesta perspectiva o estudo das Políticas Públicas desenvolvidas no Brasil e em específico o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR se revela como um aspecto elementar para a melhoria na qualidade destes serviços educacionais oferecidos pela rede pública de ensino, propiciando melhores oportunidades para o desenvolvimento dos alunos. Visando tais aspectos esta pesquisa contempla um estudo sobre o perfil dos alunos do Curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campina Grande, focado principalmente na apreensão das expectativas e percepções acerca do curso, aliada a um constructo teórico, pesquisa qualitativa de caráter analítico descritivo, que teve como instrumentos de coleta de dados, a aplicação de um questionário semi-estruturado (com os alunos), análise documental através de documentos sobre a implantação do curso e baseado em diversos autores da literatura de pedagogia, principalmente voltada para a formação de professores e textos oficiais da Educação, tais como:GATTI, (1997), LUKESI (2003), LIBÂNEO (2001), SILVA (2001), PERRENOUD (2000), GADOTTI (1986), MORIN (2004) etc. A partir dessa construção, é possível conhecer as políticas públicas de formação dos professores, identificar as formas de implantação do curso de Pedagogia do PARFOR - CAPES/UEPB- Campina Grande e pesquisar dados referentes ao estudantes de Pedagogia do PARFOR - CAPES/UEPB- Campina Grande, estas perspectivas possibilitam a conhecimento do perfil dos alunos e favorece elaboração de formas de conquista de novos alunos e levanta dados que possibilita a o desenvolvimento de estratégias de melhoria do curso. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Adalgisa Rasia pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Básica pt_BR
dc.subject Políticas Públicas pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica - PARFOR pt_BR
dc.title A formação dos professores da educação básica: um estudo sobre o curso de Pedagogia - PARFOR/UEPB, Campus de Campina Grande - PB pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta