Resumo:
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação
Infantil a partir das turmas da Pré-escola de uma escola privada, no município de
Picuí-PB. O mesmo origina-se de uma investigação bibliográfica, para melhor
compreensão do objeto de estudo. A escolha do tema justifica-se devido a
observação de que muitos professores ainda não utilizam o brincar como
ferramenta pedagógica. Os pais muitas vezes não compreendem essa importância,
e não valorizam o ato de brincar como algo educativo, cabe à escola, como um todo,
promover encontros com os pais para esclarecer as dúvidas acerca das etapas do
desenvolvimento da criança. Para investigar a realidade, fizemos uma entrevista
com a professora de uma escola privada do município de Picuí- PB, com o objetivo
de analisar de que forma o lúdico está sendo utilizado em sala de aula e como as
brincadeiras podem contribuir na formação cognitiva e social das crianças. Os
resultados nos mostraram que a postura da professora não é de quem utiliza o
lúdico de maneira pedagógica e nos leva a refletir o quanto o professor precisa ter
conhecimentos. Este estudo ainda trouxe algumas considerações sobre as
brincadeiras, jogos e brinquedos, mostrando como influenciam na socialização das
crianças. O professor, portanto, deve considerar o lúdico como aliado e utilizá-lo
para atuar no desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Descrição:
Mendes, V. A. D. Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB). 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.