UEPB - Repositório Digital

Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB)

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Mendes, Valdinery Aldenes Dantas
dc.date.accessioned 2014-10-13T12:56:08Z
dc.date.available 2014-10-13T12:56:08Z
dc.date.issued 2014-10-13
dc.identifier.other CDD 372.21
dc.identifier.uri http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5543
dc.description Mendes, V. A. D. Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB). 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação Infantil a partir das turmas da Pré-escola de uma escola privada, no município de Picuí-PB. O mesmo origina-se de uma investigação bibliográfica, para melhor compreensão do objeto de estudo. A escolha do tema justifica-se devido a observação de que muitos professores ainda não utilizam o brincar como ferramenta pedagógica. Os pais muitas vezes não compreendem essa importância, e não valorizam o ato de brincar como algo educativo, cabe à escola, como um todo, promover encontros com os pais para esclarecer as dúvidas acerca das etapas do desenvolvimento da criança. Para investigar a realidade, fizemos uma entrevista com a professora de uma escola privada do município de Picuí- PB, com o objetivo de analisar de que forma o lúdico está sendo utilizado em sala de aula e como as brincadeiras podem contribuir na formação cognitiva e social das crianças. Os resultados nos mostraram que a postura da professora não é de quem utiliza o lúdico de maneira pedagógica e nos leva a refletir o quanto o professor precisa ter conhecimentos. Este estudo ainda trouxe algumas considerações sobre as brincadeiras, jogos e brinquedos, mostrando como influenciam na socialização das crianças. O professor, portanto, deve considerar o lúdico como aliado e utilizá-lo para atuar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. pt_BR
dc.description.sponsorship Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias pt_BR
dc.language.iso other pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Brincar pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Ferramenta Pedagógica pt_BR
dc.title Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB) pt_BR
dc.type Other pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta