dc.contributor.author |
Mendes, Valdinery Aldenes Dantas |
|
dc.date.accessioned |
2014-10-13T12:56:08Z |
|
dc.date.available |
2014-10-13T12:56:08Z |
|
dc.date.issued |
2014-10-13 |
|
dc.identifier.other |
CDD 372.21 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5543 |
|
dc.description |
Mendes, V. A. D. Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB). 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem como objetivo analisar a importância do brincar na Educação
Infantil a partir das turmas da Pré-escola de uma escola privada, no município de
Picuí-PB. O mesmo origina-se de uma investigação bibliográfica, para melhor
compreensão do objeto de estudo. A escolha do tema justifica-se devido a
observação de que muitos professores ainda não utilizam o brincar como
ferramenta pedagógica. Os pais muitas vezes não compreendem essa importância,
e não valorizam o ato de brincar como algo educativo, cabe à escola, como um todo,
promover encontros com os pais para esclarecer as dúvidas acerca das etapas do
desenvolvimento da criança. Para investigar a realidade, fizemos uma entrevista
com a professora de uma escola privada do município de Picuí- PB, com o objetivo
de analisar de que forma o lúdico está sendo utilizado em sala de aula e como as
brincadeiras podem contribuir na formação cognitiva e social das crianças. Os
resultados nos mostraram que a postura da professora não é de quem utiliza o
lúdico de maneira pedagógica e nos leva a refletir o quanto o professor precisa ter
conhecimentos. Este estudo ainda trouxe algumas considerações sobre as
brincadeiras, jogos e brinquedos, mostrando como influenciam na socialização das
crianças. O professor, portanto, deve considerar o lúdico como aliado e utilizá-lo
para atuar no desenvolvimento e aprendizagem da criança. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Brincar |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Ferramenta Pedagógica |
pt_BR |
dc.title |
Uma análise do brincar na educação infantil: leituras e especificidades de uma escola privada (Picuí - PB) |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |