Resumo:
Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político-pedagógico (o PPP, ou
simplesmente, projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as
características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem
construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Elaborar um
plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar
sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser
bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada
além de um papel guardado na gaveta. Se bem formatado, porém, o próprio
processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Este artigo
tem por objetivo refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico na escola
como um processo coletivo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da
realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes
segmentos, o projeto político pedagógico só cumprirá o seu papel se for uma
construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. O estudo foi
desenvolvido em uma escola privada de Campina Grande/PB, através de uma
pesquisa de cunho qualitativo e justificamos a pertinência do tema por
compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que se constitui sob a
influência da sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educação. Para a
consecução desse artigo, realizamos uma pesquisa com 4 professoras e com a
diretora da escola campo de pesquisa. Através dos dados coletados é possível
afirmar que a escola pesquisada não incentiva a participação de suas professoras
na construção do seu PPP. Compreendemos que tal ação não contribui para a
efetivação dos objetivos e ações expostos no Projeto e distancia-se do que a
literatura na área recomenda para o bom funcionamento da escola.
Descrição:
Oliveira, A. M. R. de. Projeto político-pedagógico: construção x imposição. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.