dc.contributor.author |
Oliveira, Ana Maria Rodrigues de |
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dc.date.accessioned |
2014-10-16T16:40:07Z |
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dc.date.available |
2014-10-16T16:40:07Z |
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dc.date.issued |
2014-10-16 |
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dc.identifier.other |
CDD 371.207 |
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dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5707 |
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dc.description |
Oliveira, A. M. R. de. Projeto político-pedagógico: construção x imposição. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Desde a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
(LDB), em 1996, toda escola precisa ter um projeto político-pedagógico (o PPP, ou
simplesmente, projeto pedagógico). Esse documento deve explicitar as
características que gestores, professores, funcionários, pais e alunos pretendem
construir na unidade e qual formação querem para quem ali estuda. Elaborar um
plano pode ajudar a equipe escolar e a comunidade a enxergar como transformar
sua realidade cotidiana em algo melhor. A outra possibilidade - que costuma ser
bem mais comum do que o desejado - é que sua elaboração não signifique nada
além de um papel guardado na gaveta. Se bem formatado, porém, o próprio
processo de construção do documento gera mudanças no modo de agir. Este artigo
tem por objetivo refletir sobre a construção do Projeto Político Pedagógico na escola
como um processo coletivo, envolvendo os diversos agentes que fazem parte da
realidade escolar. Tendo em vista que a escola é constituída de diferentes
segmentos, o projeto político pedagógico só cumprirá o seu papel se for uma
construção coletiva com o objetivo de melhorar a prática educativa. O estudo foi
desenvolvido em uma escola privada de Campina Grande/PB, através de uma
pesquisa de cunho qualitativo e justificamos a pertinência do tema por
compreendermos que a escola possui uma identidade própria, que se constitui sob a
influência da sua realidade local e das diretrizes/teorias gerais da educação. Para a
consecução desse artigo, realizamos uma pesquisa com 4 professoras e com a
diretora da escola campo de pesquisa. Através dos dados coletados é possível
afirmar que a escola pesquisada não incentiva a participação de suas professoras
na construção do seu PPP. Compreendemos que tal ação não contribui para a
efetivação dos objetivos e ações expostos no Projeto e distancia-se do que a
literatura na área recomenda para o bom funcionamento da escola. |
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dc.description.sponsorship |
Orientador: Vagda Gutemberg Gonçalves Rocha |
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dc.language.iso |
other |
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dc.subject |
Projeto Político-pedagógico |
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dc.subject |
Planejamento Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Política Educacional |
pt_BR |
dc.title |
Projeto político-pedagógico: construção x imposição |
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dc.type |
Other |
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