dc.contributor.author |
Santos, Fabiane Soares dos |
|
dc.date.accessioned |
2014-10-16T16:40:12Z |
|
dc.date.available |
2014-10-16T16:40:12Z |
|
dc.date.issued |
2014-10-16 |
|
dc.identifier.other |
CDD 152.3 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/5708 |
|
dc.description |
Santos, F. S. dos. A psicomotricidade na educação infantil e a importância da intervenção do professor. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A temática aqui discutida a Psicomotricidade na Educação Infantil e a
importância da intervenção do professor, surgiu com a necessidade de
identificar o que sabem os professores da educação infantil sobre a
psicomotricidade e o que eles entendem sobre a importância da sua
intervenção junto a esse processo. Assim o objetivo do presente estudo é
analisar de que maneira os professores entendem e trabalham dentro de suas
práticas cotidianas a psicomotricidade com seus alunos. A pesquisa se deu na
Creche Municipal Irmã Santana, localizada no Município de Pocinhos-PB,
sendo ela a única do município. Primeiramente a pesquisa se deu através da
observação do local pesquisado no intuito de ter um contato primário com o
objeto de estudo. Após essa primeira etapa foi elaborado um questionário para
ser aplicado com os professores da instituição, contendo perguntas a cerca da
prática dos professores com relação a psicomotricidade e sua intervenção junto
a ela dentro de suas práticas em sala de aula. A pesquisa é de natureza quantiqualitativa
onde buscamos analisá-la levando em consideração as
especificidades desse tipo de pesquisa. A pesquisa foi realizada na pré-escola
e participaram da mesma 8 professores, com ela percebemos que a maioria
destes não sabem o verdadeiro sentido que se tem em trabalhar a
psicomotricidade na Educação Infantil, nem tampouco o valor de sua
intervenção dentro do processo de desenvolvimento das crianças. Também um
outro aspecto que consideramos importante dentro da pesquisa é o fato de que
apenas dois professores da Creche são licenciados em Pedagogia, tendo os
seis restantes apenas concluído o ensino médio. Dessa forma foi feita uma
reflexão a cerca destes professores e de como eles entendem e introduzem em
suas práticas a psicomotricidade junto ao seu papel de facilitador do processo
de ensino-aprendizagem das crianças que frequentam a creche, como também
analisar que tipo de concepção teórica e pratica apresentam esses
profissionais e que qualidade eles demonstram ter dentro do ato docente junto
a psicomotricidade e suas múltiplas formas de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientador: Álvaro Luís Pessoa de Farias |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
Psicomotricidade |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.title |
A psicomotricidade na educação infantil e a importância da intervenção do professor |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |