Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar, como a literatura infantil é
praticada em sala de aula, assim como sua importância no processo de formação de
conhecimento de mundo da criança. Os objetivos específicos consistem em:evidenciar o
conceito de literatura infantil, ancorada em Carvalho (1984), Abramovich (1993), Coelho
(2000), Cadermatori (1986) e Paço (2009); analisar a correlação entre a literatura infantil e a
formação do leitor; apresentar o trabalho da literatura infantil na sala de aula.Para tanto, foi
realizado um levantamento bibliográfico para que se pudesse aprofundar a temática
trabalhada. O trabalho empírico fez-se importante no que diz respeito à pesquisa e análise da
aplicação da literatura infantil na sala de aula. A análise do trabalho de campo no Centro
Educacional de Atividades Integradas Dr. João Pereira de Assis (CEAI), foi feita a partir de
questionário aplicado com a professora da turma do 5º ano do Ensino Fundamental, tratando-se,
dessa maneira, de uma pesquisa eminentemente qualitativa. Concluiu-se que a literatura
infantil está presente tanto nas leituras como nas histórias contadas, participando do processo
de formação do cidadão.
Descrição:
Leite, K. P. dos S. A literatura infantil na sala de aula. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.