Resumo:
A presente pesquisa discute a respeito da presença da tecnologia na educação, com o objetivo
de analisar e interpretar como os “jogos digitais” estão contribuindo para a realização de
trabalhos pedagógicos no Ensino Fundamental inicial. Para tanto, apresenta o conceito de
jogos, bem como o lado positivo e o negativo de sua utilização em sala de aula, além de
revelar novos cenários que se abrem para a educação, como o conceito de gamificação
proposto pelo pesquisador Luciano Meira (2013). Como embasamento teórico, contou-se com
a contribuição de pesquisadores como KISHIMOTO (1995/1998), LÈVY (1999), ALVES
(2004), KENSKI (2007), MOITA (2007), entre outros. Nosso interesse é observar o emprego
dessas novas tecnologias no contexto escolar e, além disso, perceber a crescente inserção dos
“jogos digitais” como auxiliares do processo ensino-aprendizagem nas salas de aulas.
Descrição:
Almeida, M. A. Jogos digitais no ensino fundamental: desafios no ensinar. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.