Resumo:
Para o atendimento das demandas sociais, políticas e econômicas o Estado
necessita de recursos financeiros para custear suas despesas públicas. A principal
parcela desses recursos é captada da própria sociedade, na forma de tributos. A
tributação é um fenômeno que transcende a vontade individual. Toda a sociedade
tem o dever fundamental de manter financeiramente o Estado. Em contrapartida,
possui o direito fundamental de ser destinatária e de controlar, em última instância, a
aplicação dos recursos públicos. É dentro do contexto de similitude entre esforço
individual na manutenção do Estado e contraprestação estatal, que emerge a
expressão cidadania fiscal. Uma das expectativas do regime democrático era que
produzisse cidadãos-educados. Contudo, é no âmbito da fiscalidade que se observa
nitidamente o distanciamento da cidadania em relação à educação. Dentro desse
contexto emerge a seguinte questão: como a educação fiscal interfere na construção
da cidadania? Qual a relação entre tributação e presença social do Estado? Qual a
realidade da educação fiscal nas escolas do ensino médio do Município de Campina
Grande? O presente projeto se enquadra em dois gêneros de pesquisa: teórica e
empírica. A proposta é estudar o Direito não como foi idealizado pelos legisladores e
juristas, mas como ele se concretiza no mundo real. Um primeiro resultado teórico
mostra que o exercício efetivo da cidadania fiscal exige, por exemplo, que as leis
criadoras dos tributos sejam de fácil compreensão e que seja garantida a simetria
informacional, especialmente no âmbito dos impostos indiretos, porque se
apresentam de difícil percepção pelo consumidor final que suporta economicamente
o tributo. O resultado mais imediato dessa impossibilidade de mensuração do ônus
tributário individual traduz-se no desinteresse coletivo capaz de afetar, inclusive, os
mecanismos de controle social sobre a adequada aplicação dos recursos públicos. A
pesquisa empírica demonstrou que os alunos concluintes do ensino médio, apesar
de terem ciência da presença do Estado, através da oferta de serviços, bens e
equipamentos públicos, não exercem a cidadania fiscal, tanto no âmbito das receitas
quanto no das despesas públicas.
Descrição:
SILVA, Flávio Martins da. Tributação e cidadania: uma questão de educação fiscal. 2011. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.