Resumo:
Este artigo cujo enfoque apresenta, em seu conteúdo, uma síntese, avaliando e descrevendo
por meio de conceitos e contextos que a supervisão escolar é uma das especialidades do(a)
pedagogo(a), sendo incorporada ou não à licenciatura em pedagogia, ou através de uma
especialização. Tem, por objetivo, esclarecer essa atividade, mostrando um histórico e
contextos discutidos por pressupostos teóricos e pedagogos que tratam das ações atribuídas,
sobretudo no âmbito educacional e também uma evolução de suas atividades profissionais.
Partindo dessa compreensão, a supervisão está na busca de condições e possíveis alternativas
para a resolução e a correção de eventuais problemas educacionais, no sentido de perceber
possíveis aberturas para as atividades da educação e, juntamente com o corpo docente,
proporcionar as devidas soluções e as alternativas cabíveis para tais problemas. A supervisão
educacional, nessa perspectiva, apresenta-se como um desafio para a ação de supervisionar,
que além de se compromenter com as questões burocráticas e legais, ainda contribui para a
formação e qualificação dos professores em suas atividades diárias.
Descrição:
Vieira Filha, M. do S. A. A ação supervisora para a construção de uma escola de qualidade. 2014. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.