Resumo:
No mundo dos negócios globalizado as alterações nas relações comerciais e forma de negociação são sempre alteradas a cada novo cenário político, econômico e social. Neste contexto o objetivo deste estudo foi analisar o processo de relacionamento comercial e de negociação adotado pelos pequenos mercados, no bairro das Malvinas, em Campina Grande – PB. O modelo teórico utilizado é o de “Relacionamento Comercial e de Negociação”, de Ferrante (2009), aplicado no universo de 35 mercados, a uma amostra de 20, escolhidos aleatoriamente, mediante estudo exploratório e descritivo, durante os meses de setembro e outubro de 2014. A conclusão é que a gestão dos mercados de bairro em Campina Grande – PB têm predominância do gênero masculino na faixa etária acima de 31 a 40 anos, com grau de escolaridade de ensino médio e de casados. Ao aprofundar no processo de escolha de um novo fornecedor para produtos, o proprietário costuma ter a iniciativa do primeiro contato, mesmo sendo procurado frequentemente por novos fornecedores.
Descrição:
PEQUENO, W. Avaliação do relacionamento comercial e negociação de pequenos mercados de bairro de Campina Grande - PB. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]