Resumo:
Apresenta-se neste artigo o relato da experiência de desenvolver um projeto de contação de histórias numa escola de rede pública, na cidade de Campina Grande-PB, na condição de estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB - Campus I, bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES). Objetiva-se expor como aconteceu esta experiência e refletir sobre a influência da contação de história na mudança de atitudes dos alunos de uma turma de 4º Ano do Ensino Fundamental. Para tanto, são apresentadas informações pertinentes ao PIBID e ao Subprojeto Pedagogia, seguidas pela caracterização do lugar onde se deu a experiência e dos sujeitos nela envolvidos; abordam-se algumas concepções de motivação e mudança de atitudes; destacam-se visões teóricas sobre a contação de história; e relata-se a experiência propriamente dita, enfocando a reflexão sobre a influência da contação e história nos anos iniciais para a mudança de atitudes dos alunos.O embasamento teórico deste trabalho foi feito à luz de documentos oficiais e de estudiosos como Tapia (2010),Aguiar (2001), Coll (2004), Solé (2009), Abramovich (1997), dentre outros.
Descrição:
Silva, J. F. da. A influência da prática de leitura/contação de história nas atitudes de crianças em sala de aula: experiência no PIBID. 2014. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.