Resumo:
Este estudo monográfico teve por objetivo reaver a importância da Literatura Infantil como uma proposta pedagógica através da visão de estudiosos em relação ao seu valor pedagógico para o processo ensino-aprendizagem, numa perspectiva de conscientizar os educadores que a Literatura Infantil é um forte recurso pedagógico, por mexer com a fantasia, dando asas a imaginação da criança. Desta forma apresentamos alguns pontos principais que visam subsidiar os educadores para desenvolver com as crianças um trabalho seguro e criativo que torne a sala de aula um extraordinário mundo literário. Contanto foi realizada uma pesquisa com os professores de Educação Infantil de uma creche da rede Municipal de Campina Grande a respeito de como trabalhar a literatura em sala de aula, os resultados comprovam que as professoras reconhecem a importância da literatura para o desenvolvimento infantil onde devem fazer parte do cotidiano escolar, das práticas pedagógicas, pois desperta para o mundo da leitura.
Acreditamos que através deste estudo os educadores possam ter uma melhor visão a respeito da Literatura Infantil, fazendo com que a mesma se torne uma proposta pedagógica prazerosa para os professores e consequentemente as crianças.
Descrição:
Silva, M. de L. da. Literatura infantil: os contos de fadas na aprendizagem infantil. 2015. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.