Resumo:
Reconhecida a importância do livro didático no contexto das escolas e a necessidade de
materiais que contribuam para uma formação mais completa dos alunos, tem-se que a
abordagem histórica apresentada nos livros didáticos de física podem trazer informações
distorcidas ao discutir uma sequencia histórica de um dado fenômeno. Dessa forma, este
trabalho trata-se de um estudo introdutório no intuito de analisar como está sendo tratados os
fatores tanto epistemológicos como metodológicos relacionados ao experimento de Faraday
em livros didáticos do ensino médio. Sua classificação quanto aos meios de investigação foi à
pesquisa bibliográfica e quanto aos fins foi à investigação exploratória. Denominamos de
introdutório, pois focamos nosso estudo em três livros didáticos, julgados como os mais
requisitados na nossa localidade.
Descrição:
GALDINO, I. R. Um estudo do experimento de Faraday em três livros didáticos de Física do Ensino Médio. 2015. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2015.