Resumo:
O presente trabalho apresenta o resultado de uma investigação com o enfoque sobre o olhar de
futuros professores de Física acerca da experiência vivenciada pelos mesmos no Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), destacando as implicações deste para
a sua formação ao vivenciarem a aproximação da universidade à escola, e poderem estar
inseridos na realidade da sala de aula, junto a professores com experiência na educação básica.
Para a coleta de dados realizamos entrevistas com três grupos de bolsistas, que atuavam em três
escolas públicas na cidade de Campina Grande do estado da Paraíba. As entrevistas foram
gravadas e transcritas para análise posterior. Para os bolsistas, futuros professores de Física, as
experiências junto ao PIBID são novas formas de compreender a docência, além de estreitar as
relações entre universidade e escola, viabilizando a vivência escolar no processo formativo
inicial.
Descrição:
SANTOS, S. M. O PIBID na formação do professor de Física: um relato das vivências experienciadas por bolsistas da UEPB. 2014. 12f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.