dc.contributor.author |
Soares, Morgana Nilda dos Santos |
|
dc.date.accessioned |
2016-02-01T18:22:47Z |
|
dc.date.available |
2016-02-01T18:22:47Z |
|
dc.date.issued |
2014-11-24 |
|
dc.identifier.other |
CDD 305.26 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/8556 |
|
dc.description |
SOARES, M. N. dos S. Nunca é tarde para aprender: vivências e interações tecnológicas dos idosos no contexto da UAMA/UEPB. 2014. 100f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia] |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa, de cunho interdisciplinar, focalizou a relação entre comunicação e educação, objetivando conhecer e analisar a interação dos idosos com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), à luz da concepção de aprendizagem. O espaço privilegiado para observação empírica foi a Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB), tomando como referência entrevistas em profundidade realizadas com cinco estudantes da instituição, no período de setembro a outubro de 2014. A literatura estudada e os relatos dos idosos indicam que a educação permanente, proposta por instituições desse gênero, amplia as possibilidades de diferentes saberes e possibilita que os idosos desenvolvam novas habilidades, favorecendo a convivência, a inclusão social, à medida que contribui para o envelhecimento ativo e o bem estar cognitivo. Assim, a busca pelo conhecimento na universidade permite ainda aproximação com os artefatos tecnológicos da sociedade contemporânea, contribuindo para a acessibilidade e interação com novos meios de aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
Orientadora: Robéria Nádia Araújo Nascimento |
pt_BR |
dc.language.iso |
other |
pt_BR |
dc.subject |
UAMA/UEPB |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Relatos de experiência |
pt_BR |
dc.subject |
Idosos |
pt_BR |
dc.title |
Nunca é tarde para aprender: vivências e interações tecnológicas dos idosos no contexto da UAMA/UEPB |
pt_BR |
dc.type |
Other |
pt_BR |