Resumo:
O presente artigo teve o objetivo de identificar a percepção dos usuários em relação à qualidade
dos serviços de transporte público em ônibus na cidade de Campina Grande – PB. Uma das
motivações para a sua elaboração foi o fato de o transporte público constituir um dos serviços
essenciais à sociedade, conforme previsto na Constituição Federal Brasileira, e nem sempre ser
prestado com a qualidade desejada. A metodologia utilizada foi do tipo exploratório-descritiva,
baseada no levantamento bibliográfico-documental em diversas fontes, e implementada pela
utilização de uma entrevista semiestruturada, junto à Superintendência de Trânsito e Transporte
Público – STTP e um questionário direto, aplicado a 196 usuários de ônibus, na cidade a que
refere-se o estudo. Os resultados levaram a inferir que a percepção dos usuários, traduzida nos
questionários aplicados demonstram um elevado nível de insatisfação com os serviços
recebidos, segundo o qual a relação custo-benefício é totalmente desproporcional, uma vez que
não há valor agregado nas quatro dimensões avaliadas, sendo necessária uma atuação mais
eficaz do poder público na gestão e fiscalização de tais serviços.
Descrição:
BRITO, A. L. de. Percepção dos usuários sobre os serviços de transporte público em ônibus na cidade de Campina Grande - PB. 2015. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]