Resumo:
Empregados satisfeitos promovem melhor aquilo que vendem, neste caso, suas empresas junto ao público externo. As empresas ao investirem em seus funcionários, possibilitam que os colaboradores conheçam, identifiquem-se e, com isso, transmitam aos clientes externos a qualidade, confiabilidade e satisfação em vender determinado produto ou serviço. A presente pesquisa tem por objetivo geral analisar comparativamente a qualidade esperada e a qualidade percebida dos clientes internos da agência postal de Areial.O presente estudo foi desenvolvido em uma empresa de serviços postais da cidade de Areial e adotou o modelo SERVQUAL (também utilizado em pesquisas internas, mediante alterações)como ferramenta que mensura a percepção da qualidade. Esse estudo de caso teve os resultados da pesquisa obtidos por meio de aplicação de dois questionários aos clientes internos da empresa.Com a análise dos dados foi verificado que a agência de Areial, necessita de melhorias nas cincos dimensões do modelo SERVQUAL. Cabe destacar que a insegurança no ambiente de trabalho foi verificada como principal ponto negativo, já a estabilidade no emprego foi considerada o principal ponto positivo da empresa. Por fim, com base em uma análise geral, o nível de qualidade no atendimento ao cliente interno foi avaliado como razoável, ficando abaixo do esperado pelos colaboradores.
Descrição:
HENRIQUE, J. S. Qualidade no atendimento ao cliente interno em uma agência de correios da cidade de Areial. 2015. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2015. [Artigo]